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Normas da Qualidade

1.O que é a ISO 9000?

A ISO 9000 é o nome genérico utilizado pela série de normas da família 9000 que estabelece as diretrizes para implantação de Sistemas de Gestão da Qualidade.

 

2. Como está estruturada a nova família da NBR ISO 9000

 

A família ISO 9000 é constituída por um conjunto normas e diretrizes, estando divididas em: 

a) especificação que é a NBR ISO 9001, e 

b) guias e diretrizes NBR ISO 9000 e NBR ISO 9004; 

sendo que a primeira é mandatória e única aplicável à cerificação de sistema de gestão da qualidade, enquanto que as outras duas são guias que servem para o entendimento e implementação do SGQ.

 

3. Qual a história recente das normas da família ISO 9000?

A primeira série de normas de sistema da qualidade surgiu em 1987, (voltadas para a qualidade dos produtos ou serviços) sem muita divulgação e aceitação, esta série era então constituída por 6 normas sendo que a 9000 era uma diretriz que tratava de explicar o então sistema da qualidade; as 9001,9002 e 9003 eram especificações aplicáveis à certificação do sistema da qualidade em três diferentes níveis; a 9004 era um guia que orientava a implementação das especificações; e havia uma sexta norma a ISO 8402 que tratava da terminologia, uma espécie de dicionário do sistema da qualidade. 

Em 1994 houve a primeira revisão das normas, sem que grandes mudanças tivessem sido introduzidas, se manteve a estrutura das 6 normas e se corrigiram algumas falhas de entendimento. 

Em dezembro de 2000 é que processaram as grandes mudanças em termos de: 

a) conceito - as normas passam a tratar de gestão sendo denominadas sistema de gestão da qualidade;

b) conteúdo - reduziu-se o número de normas com a exclusão das 9002, 9003 e da 8402; e 

c) finalidade - as normas passam a tratar da gestão das organizações considerando que a qualidade dos produtos e serviços é uma conseqüência natural da boa gestão.

 

Em 2008 a norma ISO 9000 foi revisada visando alinhar o vocabulário da norma ISO 9000 com as normas de meio ambiente ISO 14000.

 

4. Por que certificar na ISO 9000? 

• Criar oportunidades de mercado 

• Conjunto de regras para garantir a qualidade que são aceitas no mundo todo 

• Inserir a empresa no contexto mundial

 

5. A ISO 9000 certifica produtos? 

Não, a ISO 9000 é uma norma que tem por objetivo a certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade, estruturados por processos, de modo a garantir a qualidade de produtos e serviços a seus clientes.

 

6. Quanto tempo eu preciso para implantar a ISO 9000?

O tempo necessário para implantação é função de uma série de fatores como: grau de maturidade dos processos atuais, grau de complexidade dos processos integrantes do escopo, disponibilidade de recursos e principalmente priorização para o desenvolvimento do projeto. Podemos considerar como tempo médio um período de 8 a 12 meses.

 

7. A implantação da ISO 9000 "burocratiza" ou "engessa" minha empresa? 

Não. A Norma ISO não especifica como uma atividade deve ser feita. A Norma define um conjunto de requisitos, todos de bom senso. A burocratização ou engessamento que ocorrem em algumas empresas deve-se a maneira errada de interpretação e aplicação da Norma.

 

8. Quais são os oito princípios da gestão da qualidade? 

A NBR ISO 9001:2015 foi definida tendo como princípios:

-Foco no cliente;

-Liderança

-Engajamento das pessoas

-Abordagem de processo;

-Melhoria;

-Tomada de decisão baseada em evidências

-Gestão de relacionamento

 

9. Por que buscar um certificado conforme a norma ISO 9000 ? 

Mais que um diferencial de qualidade, a certificação abre as portas do mundo globalizado para as empresas certificadas, uma vez que, ao adquirir produtos dessas empresas o consumidor tem a certeza que existe um sistema confiscável de controle das etapas de desenvolvimento, elaboração, execução e entrega do produto, provido de um tratamento formalizado com o objetivo de garantir os resultados.

 

10. Quando solicitar certificação ou recertificação na NBR ISO 9001:2015 

A empresa deve solicitar a certificação na versão 2015

 após ter feito as adequações necessárias para evidenciar conformidade a todos os requisitos na nova Norma. Após auditoria de certificação, havendo recomendação da equipe auditora para certificação do sistema da qualidade da empresa e aprovação da Comissão de Certificação será emitido o certificado de conformidade à NBR ISO 9001:2015 com validade de 3 anos.

 

11. Todas as empresas precisam ter ISO 9000?

Ter um certificado ISO 9000 significa que uma empresa tem um Sistema gerencial voltado para a qualidade e que atende aos requisitos de uma norma internacional. Não há obrigatoriedade para se ter a ISO 9000. As normas foram criadas para que as empresas as adotem de forma voluntária. O que acontece é que muitas empresas passaram a exigir de seus fornecedores a implantação da ISO, como forma de reduzir seus custos de inspeção (teoricamente se o seu fornecedor tem um bom sistema que controla a qualidade, você não precisa ficar inspecionando os produtos que você adquire dele). Este fato, no inicio aconteceu, principalmente com as estatais (Petrobrás, Eletrobrás, Telebrás, etc, e acabou se estendendo às grande empresas. Hoje, qualquer empresa que fornece a uma outra grande empresa, é solicitada a ter a ISO 9000. Outros segmentos de mercado, que não fornecem diretamente às empresas também adotam a ISO como forma de marketing, ou seja, ter um sistema com reconhecimento por uma entidade independente é um grande elemento de marketing. Outras implantam a ISO porque enxergam uma grande possibilidade de reduzir seus custos internos ( esse é o grande objetivo !)

 

12. Para que serve a ISO 9000?

Em sua essência, a ISO 9000 é uma norma que visa estabelecer critérios para um adequado gerenciamento do negócio tendo como foco principal a satisfação do cliente e consumidor, através de uma série de ações, dentre as quais podemos destacar: 

• A empresa precisa estar totalmente comprometida com a qualidade (considerando qualidade = satisfação do cliente), desde os níveis mais elevados, até os operadores; 

• Adequado gerenciamento dos recursos humanos e materiais necessários para as operações do negócio 

• Existência de procedimentos, instruções e registros de trabalho formalizando todas as atividades que afetam a qualidade; 

• Monitoramento dos processos através de indicadores e tomada de ações quando os objetivos pré-estabelecidos não são alcançados 

Como comentamos acima, além dos aspectos exigência do cliente, diferencial de marketing, a ISO 9000 é uma excelente ferramenta gerencial.

 

13. Quem decide se a empresa pode ter o certificado ISO 9000

Depois que uma empresa, seja lá porque motivo foi, decidiu implantar a ISO, ao final deste processo precisa contratar uma companhia certificadora que realizará uma auditoria.

a fim de verificar se a empresa atende aos requisitos da norma. Esta companhia certificadora é uma entidade independente e autorizada para realizar as auditorias (Essas autorizações, normalmente são dadas por organismos ligados ao governo, no nosso caso, o INMETRO . Cada país tem o seu órgão semelhante ao nosso “INMETRO” que autoriza as companhias certificadoras a realizar as auditorias. Olhando o certificado de uma empresa, pode-se observar que nele vem estampado um selo do órgão que autorizou. Estes são chamados órgãos de acreditação).

 

14. Quanto custa implantar a ISO 9000?

Depende muito do nível de organização da empresa. Empresas bem estruturadas já com o "pensamento" voltado para a qualidade, normalmente precisam de pouco investimento, bastando formalizar (escrever os procedimentos e instruções) as atividades. Outras, com pouca estrutura, acabam necessitando um maior investimento, muitas vezes, necessitando investir muito em treinamento e até em aquisição de equipamentos. O que é importante considerar no cálculo do investimento necessário é o quanto a empresa precisa mudar, inclusive sobre aspectos culturais, para ter um bom sistema de gestão da qualidade. Sendo assim, o investimento pode ser mínimo ( apenas horas de profissionais para redigir os procedimentos), como gigantesco. Só é possível avaliar, conhecendo a empresa.

 

15. Quantos funcionários são envolvidos no projeto ISO 9000?

A principio, todos que exerçam alguma atividade que afeta a qualidade do produto ou serviço. Normalmente, o pessoal de vendas, compras, engenharia, Produção ou execução de serviços, controle da qualidade, planejamento, expedição, assistência técnica e RH. Podem eventualmente ficar de fora, o pessoal de áreas administrativas, como Finanças, e contabilidade.

 

16. Empresas de serviços podem ter ISO 9000?

Podem e já existem muitas certificadas.. Pode-se ver que o campo é vasto. A ultima revisão da norma foi elaborada no sentido de torná-la mais ampla e abrangente. Os critérios são exatamente os mesmos, com as devidas adaptações

 

 

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